sábado, 14 de julho de 2012

Eleições 2012: O que você precisa saber sobre o poder legislativo municipal.

  As eleições deste ano se aproxima dia 07 outubro vamos às urnas decidir quem vai nos representar no executivo municipal e no legislativo municipal e por isso dando continuidade a série de reportagens sobre as eleições, o ENDIREITANDO de hoje vem tratar do poder legislativo municipal, poder esse, que é de extrema importância para o município. Pois bem, como todos nos sabemos o poder legislativo é um dos três poderes que compõe a união, também composto pelo poder executivo e judiciário, conforme dispõe o artigo 2° da CF. Ambos INDEPENDENTES e harmônicos entre si. Aqui desbancamos a tese de que o vereador tem que prestar obediência aos Prefeitos (chefes do executivo municipal).
  Não teria como falar do legislativo municipal, sem fazer um pequeno resumo explicando e esclarecendo quais são suas funções frente à sociedade e ao poder legislativo como um todo. Assim como no poder executivo temos o âmbito Federal, Distrital, Estadual e Municipal. Com o poder legislativo também não é diferente, pois este também aparece nas quatros esferas de poder, no nível federal vigora o sistema bicameral, composta da câmera dos deputados (deputados federais representante do povo de cada estado) e o senado federal (senadores, representante dos estados membros da união e do distrito federal) bicameral porque é composta por duas casas que juntas formam o congresso nacional. Já a nível estadual vigora o sistema unicameral, ou seja, apenas composta pela assembleia legislativa (deputados estaduais), da mesma forma é com o legislativo municipal que também funciona o sistema unicameral, a qual leva o nome de câmera municipal (vereadores representantes do povo).
  Você sabe quantos vereadores compõe a câmera do seu município? O ENDIREITANDO nesta matéria, ainda trata de explicar para você leitor como ocorre a ocupação das cadeiras no poder legislativo municipal, pois bem os números de vereadores são proporcionais ao número de habitantes de cada município conforme esclarece o artigo 29° e inciso IV alíneas A X, por exemplo, a cidade como Marcelino Vieira com cerca de 8.000(oito mil) habitantes o número de cadeira a ser ocupada na câmera municipal é um total de 9 (nove), conforme dispõe o artigo 29° inciso IV alínea A da CF/88, outro exemplo é a cidade do Rio de Janeiro que tem um pouco mais de 6.000.000 (seis milhões) de habitantes, o legislativo municipal desta cidade dispõe de 51 (cinquenta e um) lugares a ser ocupado, a fundamentação para este numero de lugares também se encontra inserido no artigo 29° inciso IV alínea X da Constituição Federal. Se você quer saber quantas cadeira dispõe a câmera dos vereadores do seu município é só abrir na constituição neste mesmo artigo e procurar a alínea que coresponde a quantidade de habitantes de sua cidade. Os vereadores são eleitos por sistema proporcional e não existe limite de mandato, podendo ser eleito varias vezes, ou ate mesmo transforma o cargo quase definitivo como é o caso de alguns vereadores de alguns municípios que ocupam o cargo a centena de anos, onde muitos deles nem exercem a sua função de legislador, e o utilizam o cargo apenas como forma de sustento.                                                                                                             
  Ao legislador municipal é atribuída à missão de fiscalizar o trabalho do prefeito e os gastos ligados aos orçamentos anuais, suas principais funções são: Analisar e aprovar leis ligadas ao poder executivo, votar projetos de leis, bem como elaborar e redigir projetos voltados à sociedade, receber os eleitores e ouvir sugestões como criticas e reivindicações, criar leis com intuito de formar uma sociedade mais justa.
  Os membros do legislativo municipal representa você eleitor, ele é o responsável na defesa de seus interesses como cidadão, nessa eleição faça diferente, ouça primeiro quais são as propostas dos candidatos a esse cargo, veja se os mesmos têm projetos que visem melhorar a sua vida e a da população da cidade que habita, veja se ele tem as qualidades necessárias para te representar, escolha com consciência o representante que em sua visão esteja mais qualificado para ocupar um cargo tão importante para sociedade. E acima de tudo não venda, não troque, não desperdice o seu direito de exercer a cidadania dia 07 de outubro.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário