sábado, 14 de julho de 2012

REPORTAGEM ESPECIAL: QUE DESAFIOS AGUARDAM O PRÓXIMO PREFEITO DE MARCELINO VIEIRA?

O ENDIREITANDO fez um RX com os principais problemas do município.
   A cidade que nasceu há mais de seis décadas, definitivamente, não parou no tempo, hoje com 8265 habitantes, Marcelino Vieira começa a enfrentar problemas antes só encontrados em grandes centros urbanos. Com um índice de Desenvolvimento Humano de apenas 0,613,  a Terra de Santo Antônio nem de longe oportuniza a seus filhos boa qualidade de vida . Para se ter idéia, se Marcelino Vieira fosse um país, ocuparia exatamente a posição de número 127 no ranking elaborado pela ONU que tem como critério de classificação o IDH, ficando atrás de países extremamente pobres como Honduras e Gabão. 
   Gerar oportunidades e melhorar a prestação de serviços básicos como saúde e educação serão, sem dúvidas, os maiores desafios do próximo chefe do executivo municipal. Em 2010 – segundo o IBGE – somente 34,80% da população vieirense estava economicamente ativa, ou seja, exercia algum tipo de trabalho remunerado. O cenário atual gera grande insegurança, sobretudo entre os mais jovens. A ausência de políticas públicas voltadas à juventude contribuiu de forma considerável para o aumento da prostituição e do consumo de drogas.
   Longe de encontrar uma solução para seus “pequenos grandes problemas” a cidadezinha padece de outros males, um deles a má distribuição de renda, cada domicílio urbano hoje conta um rendimento mensal médio de pífios 1.200 reais. Embora pareça pouco, a situação é ainda mais pujante quando observada a renda média de cada lar rural que dispõe de apenas 640,52 por mês.
   Independentemente da cor de seu partido, o vencedor do próximo pleito eleitoral terá que enfrentar grandes desafios se quiser levar o município ao amplo desenvolvimento. A solução para tantos problemas não é simples, mas pode ser facilmente sintetizada: “Inclusão Social”. 




Um comentário:

  1. Ótima postagem, agora, será algum dos candidatos está preocupado com isso? Acho que não, se olharmos no último censo, a cidade de Marcelino Vieira esteve decrescendo em nº de habitantes enquanto cidades menores aumentaram gradativamente. Parabéns ao blog.

    ResponderExcluir